Atividade 1 – Conceção e validação de um modelo de avaliação de destinos turísticos como ferramenta para garantir o seu desenvolvimento sustentável
Esta atividade tem dois objetivos inter-relacionados. O primeiro objetivo é a criação de um modelo concetual de avaliação dos destinos turísticos, de forma a garantir o seu desenvolvimento sustentável. O segundo objetivo é a identificação e definição de variáveis e indicadores que permitam observar, medir e monitorizar a sustentabilidade da atividade turística, e que devem ter em conta as relações do turismo com outras áreas relevantes como a competitividade, a inovação e o bem-estar de todos os stakeholders, em particular residentes e turistas.
Atividade 2 – Identificação de fontes de informação primárias e secundárias e recolha de dados primários através de inquéritos
Esta atividade visa identificar e recolher os dados necessários aos indicadores definidos na atividade 1. Os resultados desta atividade permitirão fornecer aos stakeholders regionais um conhecimento específico e detalhado sobre a região, que servirá de suporte à definição da sua estratégia e apoiará o desenvolvimento e a competitividade do turismo, assegurando a preservação e a valorização da identidade, do património e dos valores locais, enquanto ativos estratégicos. Esta atividade está em linha com os objetivos de estudo e monitorização da Estratégia de Turismo 2027, em termos de sustentabilidade. Para além disso, os resultados disponibilizarão a todos os agentes regionais, públicos e privados, informação de apoio ao processo de tomada de decisão, constituindo um contributo relevante para o aumento do conhecimento da população sobre a atividade turística na região.
Atividade 3 – Conceção e desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) online
Esta atividade tem dois objetivos: desenhar uma arquitetura para o SAD e desenvolver uma solução tecnológica online para o sistema. Esta atividade produz o SAD MONITUR, que será uma ferramenta online de apoio à decisão.
Atividade 4 – Promoção e transferência de conhecimento para assegurar a continuidade do projeto
Esta atividade visa aproximar os resultados da investigação à dinâmica empresarial, recolhendo inputs e dados primários, e influenciando estratégias para um desenvolvimento sustentável do Algarve através da promoção da inovação e da transferência de conhecimento. Efetivamente, as tarefas propostas visam fornecer aos stakeholders novos conhecimentos sobre a região, auxiliar na sua tomada de decisão, impulsionar a inovação nas entidades públicas e privadas, e reforçar a experiência turística num destino turístico sustentável. Neste sentido, o reforço da ligação entre a ciência e o sector empresarial permite assegurar uma atualização sistemática dos dados e dos SAD onde estes se misturam. Esta atividade visa ainda a disseminação de conhecimento junto da comunidade científica.