Dimensão Gestão do Destino


A gestão de destinos turísticos torna-se central nas preocupações com a sustentabilidade. Por conseguinte, a informação sobre os turistas é valiosa para os intervenientes no setor do turismo, para os orientar no processo de decisão e na definição de estratégias para a sustentabilidade.

Para efeitos de monitorização, a gestão dos destinos é avaliada através de indicadores sobre a gestão do turismo sustentável nas empresas turísticas e a satisfação dos turistas.

Gestão Turística Sustentável nas Empresas de Turismo

Percentagem de empresas e estabelecimentos turísticos que utilizam certificação voluntária de sustentabilidade ambiental ou responsabilidade social empresarial

Percentagem de estabelecimentos que fornecem formação sobre práticas sustentáveis

Satisfação dos Turistas

Percentagem de turistas que estão satisfeitos com a sua experiência global no destino

Indicadores destinados a medir a experiência dos turistas, tais como memórias da experiência, perceção global da qualidade da experiência, intenção de recomendar o destino turístico

Percentagem de visitantes que repetem/retornam (dentro de 5 anos)