A gestão de destinos turísticos torna-se central nas preocupações com a sustentabilidade. Por conseguinte, a informação sobre os turistas é valiosa para os intervenientes no setor do turismo, para os orientar no processo de decisão e na definição de estratégias para a sustentabilidade.
Para efeitos de monitorização, a gestão dos destinos é avaliada através de indicadores sobre a gestão do turismo sustentável nas empresas turísticas e a satisfação dos turistas.
Gestão Turística Sustentável nas Empresas de Turismo
Percentagem de empresas e estabelecimentos turísticos que utilizam certificação voluntária de sustentabilidade ambiental ou responsabilidade social empresarial
Percentagem de estabelecimentos que fornecem formação sobre práticas sustentáveis
Satisfação dos Turistas
Percentagem de turistas que estão satisfeitos com a sua experiência global no destino
Indicadores destinados a medir a experiência dos turistas, tais como memórias da experiência, perceção global da qualidade da experiência, intenção de recomendar o destino turístico
Percentagem de visitantes que repetem/retornam (dentro de 5 anos)