A sustentabilidade social do turismo consiste em identificar e gerir os impactos desta atividade na população local. O sector do turismo, sendo o principal motor da economia do Algarve, gera inevitavelmente, de forma direta ou indireta, efeitos sobre os indivíduos residentes, sejam eles empregados, empregadores e/ou residentes. Estes impactos, por sua vez, afetam a atividade turística. Assim, a medição dos impactos na satisfação dos residentes locais é de importância crucial para garantir a sustentabilidade do setor do turismo.
Para efeitos de monitorização, a sustentabilidade sociocultural é medida através de indicadores sobre os impactos sociais/satisfação local com o turismo, impactos culturais, igualdade de género, acessibilidade e inclusão e saúde e segurança.
Impactos Sociais / Satisfação Local com o Turismo
Intensidade turística
Percentagem de residentes satisfeitos com o turismo
Capacidade de alojamento em estabelecimentos de alojamento turístico, por 1000 habitantes
Densidade turística
Impactos Culturais
Percentagem de residentes que estão satisfeitos com os impactos do turismo na identidade do destino
Percentagem dos eventos do destino centrados na cultura tradicional/local e no património
Igualdade de Género
Percentagem de homens e mulheres empregados no sector do turismo
Acessibilidade e Inclusão
Percentagem de estabelecimentos de alojamento turístico que desenvolvem ações de informação sobre acessibilidade
Percentagem de transportes públicos acessíveis a pessoas com deficiência e requisitos de acesso específicos
Percentagem de atrações turísticas acessíveis a pessoas com deficiência e/ou que participam em esquemas de informação de acessibilidade reconhecidos
Saúde e Segurança
Percentagem de turistas que registam queixa junto da polícia
Número de camas hospitalares por 1000 habitantes