Enquadramento Metodológico


A Metodologia

O Projeto MONITUR adota uma metodologia mista, de natureza qualitativa e quantitativa, embora fortemente ancorada em análises estatísticas e econométricas.

Para a recolha de dados primários, o projeto recorre a inquéritos por questionário, aplicados a todos os intervenientes na atividade turística: turistas, residentes e indústria. Utiliza também o método Delphi (painel de especialistas) para validar os indicadores já utilizados noutros estudos.

O projeto utiliza ainda dados secundários de outros organismos estatísticos oficiais.


Amostragem e Recolha de Dados

Os questionários foram aplicados a turistas e residentes em três momentos: época alta de 2022; época baixa de 2022/2023; e época alta de 2023.

A amostra de residentes foi estratificada com base no município de residência, género e faixa etária de acordo com o número de habitantes na região em 2021 (Censos da população), enquanto a amostra de turistas foi estratificada por país de origem de acordo com o número de hóspedes no Algarve em 2019 (antes da pandemia).

As dimensões das amostras estão resumidas abaixo e foram calculadas para um nível de confiança de 95,0% e uma margem de erro máxima de 1,5%.

Época Alta
2022
Época Baixa
2022/2023
Época Alta
2023
Residentes9905341104
Turistas9745141098

O inquérito por questionário aos residentes foi implementado por entrevista pessoal utilizando uma abordagem de papel e lápis. Os residentes foram convidados pessoalmente pela equipa de inquiridores a responderem ao questionário. A seleção dos residentes para a amostra foi efetuada pelo método dos itinerários, com regras de seleção pré-definidas nas ruas, residências, espaços comerciais, jardins e parques públicos, até que fosse obtida a dimensão amostral desejada para cada estrato. O questionário aos residentes estava redigido em Português.

O inquérito por questionário aos turistas também foi implementado por entrevista pessoal utilizando uma abordagem de papel e lápis. Os turistas foram convidados pessoalmente pela equipa de inquiridores, falantes de várias línguas, a responderem ao questionário no Aeroporto Internacional de Faro e em outras localidades turísticas do Algarve. A seleção dos turistas para a amostra foi efetuada de forma sistemática, com regras de seleção pré-definidas nos locais de inquirição, até que fosse obtida a dimensão amostral desejada para cada estrato. O questionário aos turistas estava disponível em Português, Espanhol, Francês, Inglês e Alemão.

Os resultados para os residentes são apresentados para o Algarve e para cada um dos 16 municípios da região, enquanto os resultados para os turistas são também apresentados para o Algarve e para cada mercado de origem.

Adicionalmente, foi aplicado um questionário às empresas de alojamento no Algarve em 2023. Este foi efetuado com a colaboração da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), tendo sido obtidas 62 respostas.

Toda a informação está disponível em Relatórios.